Conta-me uma história... (II)

A  Galinha Ruíva








Uma pequena história sobre a amizade e a partilha, mas também sobre a persistência necessária para alcançar os nossos objectivos.









Estes são apenas cinco dos trabalhos realizados, escolhidos aleatóriamente, porque embora sejam muito semelhantes cada um lhe deu o seu cunho pessoal...

Penso que todos serão capazes de recontar esta história e no final, com a ajuda dos pais, escreverem aqui a lição de moral que dela podemos retirar.






15 comentários:

  1. Aprendi que é bom partilhar quando somos amigos.

    Martim Apolinário

    ResponderEliminar
  2. O Gustavo contou muito bem a história, é muito bonita, gostámos das ilustrações.
    Moral da História:
    "Quem não trabuca não manduca"

    ResponderEliminar
  3. PARA QUE NÃO FALTE COMIDINHA
    NOS TEMOS DE AJUDAR
    NÃO É VER OS OUTROS NO TRABALHO
    E NÓS A DESCANSAR.

    JULIANA E PAIS

    ResponderEliminar
  4. O Gonçalo gostou muito da história e a conclusão a que chegou foi que temos de ajudar os amigos quando eles mais precisam.

    Gonçalo Oliveira e pais.

    ResponderEliminar
  5. A Catarina contou a história da galinha ruiva e disse que se todos tivessem ajudado a galinha, todos poderiam ter comido o pão e ter brincado.

    Catarina Oliveira

    ResponderEliminar
  6. É muito importante partilhar e trabalhar, só assim é que venceremos na vida!

    Afonso, Sofia e Rui Castelo

    ResponderEliminar
  7. "Aprendi que é bom ajudar os outros para que também ajudem-nos a nós..."

    Fabiana Miguel

    ResponderEliminar
  8. O Gonçalo e o Rodrigo gostaram muito da história da Galinha Ruiva, este foi um dos livro que receberam da Escola no início do ano, e aproveitaram para mais uma vez para serem eles a “ler” aos pais.
    Os 3 amigos tiveram o castigo merecido, e perceberam o que tinham feito mal!, agora deviam pedir desculpa e para a próxima ajudar, assim o lanche seguinte será para todos…
    Agora vamos nós fazer o pão aqui em casa, a farinha já está dentro do pacote, mas, temos que escolher todos os ingredientes e arrumar a cozinha. No fim, depois de ajudarem, o Gonçalo vai querer o seu pão com mortadela e o Rodrigo com chocolate, o pai e a mãe preferem a bela da manteiguinha a derreter…. Até amanhã professora, beijinhos…

    ResponderEliminar
  9. A Rita contou-nos a história e concluímos que todos os animais se portaram muito mal ao não quererem ajudar a galinha ruiva.Os verdadeiros amigos devem partilhar as coisas boas e as menos boas, trabalhar em conjunto e colher os frutos desse trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Beatriz e Marina Santos12 de dezembro de 2010 às 12:35

    A Beatriz gostou muito da historia, e achou que os amigos da galinha afinal não eram amigos verdadeiros, porque não ajudaram a galinha quando ela mais precisava; Como os amigos não a achadam ela tambem não lhes deu o pão. Conclusão: Para se ter amigos é preciso saber ser amigo (ajudar e partilhar).

    ResponderEliminar
  11. O Eduardo gostou da historia,e achou que a galinha devia ter sido ajudada, assim é que se vê os amigos.
    «É nos tempos maus, que conhecemos os bons amigos...»

    ResponderEliminar
  12. A Alice contou com muito entusiasmo a história da Galinha Ruiva.Achou que os amigos da galinha não queriam ter trabalho a ajudar a galinha a fazer o seu pão,mas quando o pão já estava feito todos queriam come-lo.A galinha deu-lhes uma lição quem não ajuda também não pode partilhar.

    ResponderEliminar
  13. Francisca Baptista e pais12 de dezembro de 2010 às 21:31

    Estivemos com a Francisca a ver os desenhos e a perceber a história.
    Concluimos que quem trabalha colhe o fruto desse trabalho, ainda que nem sempre exista a ajuda dos amigos. Neste caso a galinha trabalhou muito sozinha, pelo que os amigos verdadeiros são os que nos ajudam e aqueles com quem depois partilhamos.

    ResponderEliminar
  14. A Matilde contou a história e partilhámos a mensagem que fica de cada uma,sendo esta,o ser amigo é partilhar,ajudar e aprender com os erros e saber reconhece-los,ser justo,correcto e ser feliz fazendo os outros felizes com muita amizade e união.

    ResponderEliminar
  15. Tenho saudades dos velhos tempos que passei ai!!






    Margarida Pereira

    ResponderEliminar