"Conta-me uma história..."(III)

O 1º C teve o privilégio de visitar a "Fábrica das Histórias", hoje 10 de Janeiro, dia da sua inauguração....

Fomos recebidos pelas duas técnicas que nos acompanharam, a Mara e a Carla, e pela escritora Ana Meireles.



Visitámos alguns espaços da casa, ouvimos falar sobre o Dr. Jaime Umbelino e observámos atentamente a exposição de fotografias ,da autoria de Pedro Cláudio, que pretende dar-nos a conhecer o espaço e os objectos que faziam parte do quotidiano do seu proprietário. 
Em dia de inauguração esteve também presente a comunicação social, neste caso o jornalista Paulo Pinto.




E se estávamos numa "Fábrica de Histórias" a tarefa seguinte lógicamente seria , com a ajuda da Carla e da Mara, criarmos a nossa própria história.
Do baú sairam algumas cartas que nos deram pistas para inventar uma bonita história que foi sendo registada, pela nossa professora, no livro vermelho da Fábrica das Histórias.





Ouvimos ler "O peixe esquecido e a fonte mágica", a nossa história, ilustrámos o texto e criámos uma "lombada" para colar na estante...










Aqui se pode ver o primeiro título a figurar na estante da "Fábrica"





Gostámos muito, por isso certamente que voltaremos para fazer outras actividades, que tanto podem ser acompanhadas pelo professora como pelos pais, porque a casa-museu está aberta à comunidade.
Além disso tem também actividades só para adultos...


E saímos nas noticias ...

http://www.oesteonline.pt/    1ª página da edição de 11/01/2010
http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=23170 

http://www.badaladas.pt/site/php/noticia.php?ide=2871&idr=300002&idn=5 jornal Badaladas edição de 14 de Janeiro

9 comentários:

  1. A Alice adorou a visita á Fabrica das Histórias,veio toda intusiasmada com tudo o que viu, ouviu e diz que escreveu na parede as histórias que criaram "O Peixe Esquecido e a Fonte Mágica".Acho muito interessante estas actividades,esperamos por mais...

    ResponderEliminar
  2. Teresa, António e Francisca11 de janeiro de 2011 às 21:44

    A Francisca gostou muito, diz que adorou.Diz que gostou muito de fazer a Rainha e adorou este belo passeio. Obrigada por esta visita, os desenhos estão fabulosos.Beijinhos para todos dos pais da Francisca.

    ResponderEliminar
  3. Em nome de toda a equipa da "Fábrica das Histórias", o nosso muito obrigada. E convidamos os pais a visitar a história feita pelos vossos meninos/as.
    Até breve

    ResponderEliminar
  4. O Afonso Castelo gostou muito da Fábrica das Histórias e com certeza que iremos todos lá dentro de pouco tempo. Obrigado e até breve

    ResponderEliminar
  5. A Matilde gostou muito de visitar a Fábrica das História e disse que adorou e quer ir com os pais.Obrigado e bem hajam por estas actividades que são mágicas ,marcantes e que ficam na memória de MATILDE e PAIS.BEIJINHOS para todos.

    ResponderEliminar
  6. Que privilégio serem os nossos meninos a inaugurar a Fábrica das Histórias... Passo lá todos os dias não imaginava o que seria aquela casa. Foi uma iniciativa muito interessante, espero em breve visitá-la. Obrigado por proporcionarem aos nossos filhos estas actividades.
    Luisa Pereira.

    ResponderEliminar
  7. O Eduardo gostou muito da Fábrica das hístórias.Gostou de escrever na parede e de ouvir a hitória do Peixe esquecido e a Fonte magica.
    É bom haver vísitas assim.obrigada ....

    ResponderEliminar
  8. Beatriz, Marina e Pedro23 de janeiro de 2011 às 13:01

    A Beatriz gostou imenso de ir com os colegas passear; e irem á Fábrica das Histórias, disse que gostou muito de ajudar a fazer a história e de fazer os desenhos. Mais uma actividade muito interessante para eles desenvolverem as suas capacidades. A Beatriz quer voltar e levar o mano Pedro... Beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  9. O meu filho Iustin chegou em casa muito contente.Toda a tarde contou-me o que o viu e o que gostou mais:da farinha , da pedra mo e azenha a rodar.O Iustin adorou o passeio e pediu-me ir mais uma vez.Obrigada por esta visita.Svetlana Dubceac

    ResponderEliminar